A HISTÓRIA

        A Família Horta Osório cultiva a vinha e produz vinho há mais de dois séculos na Região Demarcada do Douro, a mais antiga Região Demarcada e Regulamentada do mundo. É a mais antiga fornecedora de vinho de um muito conhecido produtor e comercializador de Vinho do Porto.

 

          José António Horta Osório teve sempre uma grande paixão pelo legado da sua Família e pelo Douro, e tendo começado a colaborar na Casa Agrícola com 11 anos, quando plantou a sua primeira vinha no coração das maiores quintas do seu Pai e de sua Mãe, a Quinta do Fojo e a Quinta de Vale de Maria, que por força de muito esforço e empenho, por renovações profundas da vinha e aquisições, cresceu e é atualmente a Quinta dos Osórios com 40 hectares.

 

        A produção da Quinta era exclusivamente encaminhada para as adegas da região. Só em 2010 foi criado o primeiro vinho da Quinta, o “Colheita 2010”, engarrafado e comercializado a partir de 2012 pela Casa Agrícola Horta Osório, S.A. sob a Marca “H.O. – Horta Osório Wines”.

 

          O vinho Colheita 2010 marca o nascimento da marca “H.O. – Horta Osório Wines”, um projeto vínico pessoal com grande ambição. A elevadíssima qualidade do primeiro vinho produzido foi um incentivo para continuar e no ano seguinte lançou-se um novo “Colheita”, o H.O. “Colheita 2011” e mais dois tipos de vinho, o H.O. “Achado 2011” e o H.O. “Reserva 2011”.

 

          Com 82 anos, José António Horta Osório construiu uma Adega de raiz na sua principal Quinta, provida das mais modernas tecnologias de vinificação, com uma arquitetura de eleição pelos arquitetos Frederico Valsassina e João Horta Osório Charters Monteiro, que privilegia os materiais locais, nomeadamente o Xisto e a sua integração na paisagem. Construída no topo da montanha que integra a Quinta, a adega desfruta de uma paisagem deslumbrante, sobre a Serra do Marão a Poente e o Rio Corgo a Nascente. 

 

          A Adega H.O. reúne todas as condições para a produção de vinhos de altíssima qualidade. Os vinhos de 2012 já aqui foram integralmente produzidos.

          Adquirida pela Menin Douro Estates em 2021, a Horta Osório Wines inicia agora um novo rumo no seu percurso. O respeito pela história e tradição dos vinhos mantém-se inalterável, mas há agora uma nova visão de futuro, com aposta na inovação e mantendo a ambição de produzir vinhos de excelência.